sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Sabor da vida- Voluntariado


Gostava de pensar que todo o nosso trabalho, as nossas ideias, este nosso sonho, será certamente consequente. Começará a mudança do mundo em dois miúdos, que investem algum do tempo que dispõe para si, a ouvir vidas de velhinhos, a construir a vida de crianças, a alimentar sem- abrigos ou a dar a mão a efermos? Que implicações terão nos outros estas atitudes? Tenho tanto medo que nenhumas. E o pior é que estou certa da não consequência deste acto tão humano e tão digno que é o voluntariado. Assombra-me a ideia de não ter a força para a mudança. Quase me derruba este medo, quase ergue muros impenetráveis. Mas depois descubro o presente absoluto, e percebo que consequente ou não, com futuro ou sem ele, voluntariado pertence com toda a certeza a este presente absoluto. Uma luta diária de fazer viver. Um colher de sorrisos, um distribuir de abraços, um encher de olhares. Um escutar de desabafos, de estórias longas às vezes até de insultos e maus-tratos. Voluntariado é a entrega de palavras, de silêncios, de corações. É persistência, é paciência, é compreensão. É duro. E no entanto tão viciante, tao desafiante. Sentir que devolvemos mais um momento de vida a alguém que perdera toda a luz enche-me tremendamente, por vezes, são até eles quem me devolve a mim, com brilho do mundo a esperança de ser um dia consequente. É por eles que sinto muitas vezes o sabor da vida.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei :) eu tenho uma cena parecida com voluntariado, não e bem, mas já fiz coisas parecidas com voluntariado. ao principio e tão difícil, que quase parece impenetrável, depois queres mais e mais e não paras e exiges mais. O sorriso e a sabedoria que aprendemos nas acções que que fazemos são o que retemos e isso e o mais importante :)

Beijinhos Continua =D

Ass: Rapazinho que nasceu quase contigo. que passou a nata da infância contigo e que já não te vê a 7 anos ou mais :( Luís Filipe

Inês Viterbo disse...

O teu voluntariado é consequente. Tem a certeza de que mudas o mundo com ele. Nem que sejas a única pessoa no mundo inteiro a ajudar alguém. Sempre tive como preferível mudar pouco do que nada mudar. Acredito muito que tenho no coração a vontade de mudar e nas minhas mãos a possibilidade de o fazer. Traga eu na boca e nos gestos a força viva e revitalizante que é ajudar o próximo e amar o próximo.

Dou muitas graças por estares comigo e por trazeres no coração essa tão grande vontade de fazer o bem aos outros.

Ainda bem que te encontro por aqui, Inesinha*